CONCURSOS PÚBLICOS DEPOIS DOS 40 ANOS: VALE A PENA?

Escrito Por: Marcel Ferreira Publicado em: Dicas de Concursos Data de Criação: 14/09/2020 Acessos: 14632 Comentários: 0

É possível que a dúvida com relação a idade adequada para fazer concurso público em algum momento tenha surgido, principalmente se você já passou dos 40 anos, pessoas mais experientes, tendem a achar que nesse período da vida, grandes mudanças devem ser pensadas, afinal, para grande parte das pessoas nessa faixa etária, a vida já possui uma carga que em muitos casos envolve família, carreira, responsabilidades que os mais jovem ainda não experimentaram, por isso surge a dúvida: Concurso público depois dos 40 anos, vale a pena tentar?

Acredito que existem diversos motivos que levaram você a tomar a decisão de prestar um concurso, você tem suas motivações, uma história, se conhece melhor, já sabe o que quer, não está mais disposto a aceitar situações que em muitos casos, não são do seu agrado, ou seja, procura uma melhoria de vida, realização profissional e principalmente a garantia de um futuro menos incerto.

Existem casos de pessoas que já são servidores públicos, em cargos de nível médio que desejam buscar uma vaga de nível superior, outros desejam trocar de órgão, atividade ou procuram um plano de carreira diferente daquele que já tem garantido.

Entrar para o universo dos concursos é uma garantia de segurança para o futuro de muitas famílias, mas quando essas famílias já estão formadas, o desafio pode ser ainda maior.

Com tantos jovens recém-formados investindo em concursos, aqueles que estão longe das salas de aulas há muito tempo acabam sem ânimo para tentar conquistar uma nova oportunidade.

Mas não deixe que essa situação defina a sua escolha de prestar ou não um concurso público, observe que o universo dos concursos é bem vasto e oferece opções, independente da usa idade, formação, condição financeira.

Mas independente da sua opção, saiba que é possível sim, tentar uma vaga em um cargo público depois dos 40, 50 anos e em muitos casos até acima disso.

CONCURSOS PÚBLICOS DEPOIS DOS 40 ANOS: VALE A PENA TENTAR? COMO COMEÇAR A ME PREPARAR.

 

Claro que sim, inclusive considero que essa seja a idade ideal para exercer alguns cargos, que exigem dos candidatos uma maturidade maior, vivência de mundo, visão de vida, ou seja, uma percepção que os mais jovens ainda não possuem, em função da pouca idade.

Além disso, a maturidade adquirida é uma vantagem competitiva que pode colocar os mais maduros em posição de destaque entre os concurseiros.

Algumas características são naturais em pessoas mais maduras, como por exemplo:

  • Maior capacidade de organização;
  • Determinação para saber o que realmente deseja alcançar;
  • Perspectiva de vida a médio prazo que cria um sentido de urgência;
  • Maior experiência acumulada que ajuda na hora de interpretar a prova;
  • Menor ansiedade, que ajuda a desenvolver um melhor raciocínio na hora de fazer as provas;
  • Maior capacidade de concentração, entre vários outros exemplos.

 

Razões para buscar um concurso público

 

Geralmente pessoas acima dos 40 anos procuram uma vaga na carreira pública, por causa dos seguintes motivos:

  • Não estão satisfeitas com o seu atual emprego;
  • Querem mudar de profissão;
  • Já são servidores e querem outro: cargo/nível/função;
  • Desejam um novo desafio;

Esses são alguns dos motivos que sempre me relatam quando converso com pessoas que estão prestando concurso público e possuem idade acima dos 40 anos.

Desvantagens

Bem, elas existem, não serei inconsequente de listar apenas as vantagens, pois nessa fase da vida, sabemos muito bem que tudo tem seu lado positivo e negativo, e não nos deixamos enganar tão fácil.

Uma das desvantagens é o cansaço que começa a aparecer nessa etapa da vida, tanto físico quanto psicológico. A memória as vezes “falha” quando mais precisamos e o corpo começa a reclamar quando passamos horas sentados na mesma posição estudando, além disso, hoje é comum os concurseiros usarem equipamentos com tela – notebooks, tablets, celular, entre outros – para estudar, com isso a visão sente o peso da idade e das horas em frete a luz das telas de eletrônicos.

O meu conselho é que você cuide da sua saúde, procure se alimentar de forma saudável, durma de maneira regular, consulte com frequência o seu médico, beba bastante água, faça atividade física e evite bebidas alcoólicas, tabaco e drogas de todos os tipos. Tudo isso vai prolongar os seus anos de vida, além de te manter ativamente saudável.

Você precisa estar bem, pois acredito que nessa idade, a dedicação aos estudos compete com outras obrigações como: trabalho, família, vida social, atividades diversas que compõem o seu dia a dia que não podem ser procrastinadas nem abandonadas.

Mas nada disso pode ser empecilho para você deixar de ir atrás da sua mudança de vida, perseguir o seu sonho, não deixe para depois, comece já essa nova fase.

 

Qual a idade máxima para prestar concurso público?

 

De forma geral para prestar um concurso público o candidato no ato da posse deve ter no mínimo 18 anos de idade e alguns cargos exigem que o limite máximo seja de 65 anos.

As razões que impõe idade máxima em alguns concursos, como o que ocorre com algumas áreas nas carreiras policiais, estão diretamente ligadas aos pré-requisitos para a investidura no cargo e exercício das funções, que podem ficar limitadas quando atingimos uma certa idade.

Para ter acesso a essas informações, basta consultar o edital do concurso que você deseja prestar, caso não tenha edital publicado, olhe o edital anterior.

Mas caso você não tenha a pretensão de ocupar alguns cargos nas carreiras policiais, a maioria dos órgãos costumam ser aceitar candidatos com até 65 anos de idade e vale a pena consultar o edital, pois muitos não apresentam limitação de idade.

A procura costuma ser grande para vagas em Tribunais, Ministérios, Agências Reguladoras e Secretarias de Governo.

 

Concurso público é democrático

 

O concurso público é a forma mais democrática de se conseguir um emprego.

Ao optar por concursos públicos não ficamos sujeitos a entrevistas presenciais, indicações de terceiros e nem a avaliações curriculares que exigem em muitos casos, uma experiência e conhecimentos que não foi possível adquirir, o que ocorre com frequência quando procuramos uma posição na iniciativa privada.

 

Como começar a estudar para concursos públicos após os 40 anos

 

A primeira coisa que você deve avaliar é a sua formação, se você possui nível fundamental, médio, teve a oportunidade de cursar um nível superior.

Partindo da sua formação atual, você deve escolher os órgãos que possuem possibilidade de abrir vagas em cargos que você possa tomar posse em um espaço de tempo entre médio e longo prazo, ou seja, entre 1 até 5 anos.

Considero que esse seja um prazo adequado, para você ter tempo de se preparar, claro que existe a possibilidade de ser aprovado em menos tempo, mas é bom contar com um tempo seguro de preparação.

Após isso, faça um cronograma de estudos, procure se preciso ajuda especializada, para fazer um bom planejamento, cuidado com a modinha dos “coachs”, pesquise bastante e se for optar por um acompanhamento desse tipo de profissional, certifique-se que realmente vale a pena o investimento.

Estude sempre com material atualizado, fique de olho na jurisprudência e faça muitas questões.

Um investimento que vale a pena ser feito é a assinatura anual de plataformas de questões como o Qconcursos, não estamos fazendo propaganda, apenas indicando o que já conhecemos e sabemos que funciona, pois utilizamos.

Converse com a sua família, deixe-os preparados para algumas privações como:

  • Tempo que não poderão usufruir da sua companhia;
  • Necessidade de silêncio quando você estiver estudando em casa;
  • Limitações financeiras em função do investimento que vai precisar fazer em material de estudos;
  • Finais de semana e feriados que poderão ser usados para intensificar a sua preparação, principalmente perto da aplicação das provas;
  • Algumas viagens que não serão feitas em função da sua preparação; entre outras situações.

Lembre-se que aos 40, 50, 60 anos, você pode fazer muitas coisas, como por exemplo, ocupar um cargo público, basta querer.

CUIDADO

Não se deixe intimidar, ao se deparar em cursinhos, aulões, bibliotecas, grupos de estudos, com pessoas mais jovens, algumas com metade da sua idade estudando.

Eu mesma fundei a Editora Avançar aos 41 anos e me sinto uma jovem, iniciando um belo projeto de vida e muito realizada.

Cuidado com a atenção que você dá a opinião preconceituosa dos outros, em muitos casos, as pessoas vão falar que você está velho (a) ou inventando moda, como eu mesma ouvi, quando comuniquei para algumas pessoas que iria montar a minha editora. Mas o que descobri nesses últimos anos é que: essas pessoas gostariam de ter a minha coragem e atitude, como não possuem essas qualidades, usam da crítica para mascarar as suas frustações.

Agora é com você, tenha coragem e enfrente essa nova etapa da sua vida.

Recentemente e equipe do Estratégia Concursos gravou um vídeo com um debate bem interessante sobre a possibilidade de fazer concursos nessa fase da vida. Para assistir CLIQUE AQUI.

Se você quiser, vai acontecer.

Se precisar de ajuda, basta entrar em contato conosco, oferecemos mentoria especializada para concursos públicos em várias áreas de atuação.

Sucesso e até a posse.

Deixe um comentário