Língua Portuguesa Para Concursos Públicos

Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Data de Criação: 27/12/2019 Acessos: 3544 Comentários: 2

A Língua Portuguesa para concursos públicos é a disciplina que mais exige atenção dos candidatos em provas de concursos públicos. Sim, estamos afirmando, não temos dúvidas que saber Gramática, Interpretação de Textos, Redação Oficial e Produção de Textos – Redação Discursiva – é uma necessidade, caso você tenha realmente o objetivo de se tornar Servidor Público.

Se você não souber Língua Portuguesa, dificilmente vai conseguir ser aprovado e classificado em certames públicos.

Nesse artigo, vamos te dar o “caminho das pedras”, ou seja, vamos te mostrar “como estudar” e o “que estudar” para se sair bem nas provas de Língua Portuguesa.

Daremos boas e importantes dicas de Língua Portuguesa para concurso.

Preparados?

LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONCURSOS PÚBLICOS

 

É muito comum que os candidatos para as provas de concursos públicos, valorizem mais as disciplinas consideradas pelos editais como especificas. Portanto, isso é um dos maiores erros, que o concurseiro pode cometer.

Observe, que não estamos dizendo que as disciplinas especificas não sejam importantes, mas o que queremos informar é que, para se fazer uma boa prova, ter domínio da Língua Portuguesa é essencial, afinal todas as outras disciplinas dependem da sua capacidade de interpretação e leitura.

 

Língua Portuguesa para concursos: qual a importância

 

Saber interpretar a prova, ter condições de fazer uma boa leitura e avaliar todas as condições impostas pelo avaliador são apenas alguns exemplos que os conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, vão te proporcionar.

Porém, saber sobre Gramática e Interpretação de Textos, vão te render valiosos pontos na sua classificação.

Além disso, muitos certames usam a disciplina de Língua Portuguesa como critério de desempate.

Se isso tudo não é o suficiente para te convencer a dar maior atenção aos estudos da disciplina de Língua Portuguesa, entenda que “a disciplina de Português costumar ter a maior quantidade de questões da prova”.

 

Quando começar a estudar Língua Portuguesa

 

De acordo com pesquisas realizadas pelas bancas que aplicam provas de concursos públicos em todo o país, a disciplina de Português costuma reprovar em média 70% dos candidatos.

Portanto, entender essa disciplina é essencial para garantir a sua aprovação. Pensamos que sabemos Português pois “aprendemos na escola”, estudamos durante toda a nossa vida acadêmica essa disciplina e quando nos deparamos com as provas de concursos, temos dificuldades.

As dificuldades se dão em função de um aprendizado baseado no “decoreba” que nada contribui para o entendimento do conteúdo.

Então, ter um bom programa de treinamento - cronograma - e começar do zero os estudos dessa disciplina é uma opção que deve ser considerada.

Segundo os nossos estudos de editais para vários concursos, de níveis diferentes, órgãos e cargos em todo o país, concluímos que o programa de Língua Portuguesa dos editais envolve:

  • Produção de Textos
  • Intelecção e Interpretação de Textos
  • Análise sintática
  • Redação Oficial, e
  • Gramática

Um plano de estudos, com 4 horas diárias em um período de aproximadamente 5 meses, são suficientes para você estudar todo o programa.

Observe, que esse tempo pode aumentar, caso o seu certame cobre conhecimentos acerca de Redação Oficial.

Achou muito tempo? Bem, como falamos anteriormente, essa é a disciplina mais importante do seu edital e fique atento, pois a Língua Portuguesa será cobrada em todas as provas de concursos públicos, independentemente do nível, órgão ou cargo.

Portanto, comece já os estudos de Língua Portuguesa.

 

Como estudar Língua Portuguesa para concursos

 

Exercícios

Língua Portuguesa questões comentadasFaça muitas questões de provas anteriores, uma das melhores maneiras de estudar é fazendo e refazendo exercícios, por isso vale a pena investir em plataformas de questões de provas de concursos como o Qconcursos e responder muitas questões de Língua Portuguesa

"A Editora Avançar, preparou um caderno de questões comentadas de Língua Portuguesa, caso queira receber gratuitamente o nosso material, basta clique no link abaixo e para baixar o seu material sem nenhum custo".

CLIQUE AQUI

 

Leitura

Essa é a parte mais prazerosa dos estudos, invista muito em leitura, crie o hábito de ler diariamente, de preferência textos literários e técnicos.

Os textos literários vão aumentar o seu vocabulário e te ajudar a “pensar” em outras possibilidades de palavras e interpretações.

Já os textos técnicos devem ser escolhidos de forma que estejam associados ao conteúdo específico do seu concurso, assim enquanto você lê, aproveita para estudar a disciplina e interpretar os assuntos.

 

Gramática

Língua Portuguesa para concursos, gramática e interpretação de textosInvista em uma boa Gramática, você vai precisar uma Gramática da Língua Portuguesa para te ajudar a compreender os assuntos.

O professor Jonas Rodrigo, preparou uma Gramática da Língua Portuguesa e Interpretação de Textos, especialmente para candidatos a provas de concursos públicos.

Esse é um livro essencial para a sua preparação, investir em material direcionado é o que você precisa para se preparar bem.

Para ter acesso a essa Gramática e Interpretação de Textos, acesse o link: Gramática e Interpretação de Textos - Teoria e Exercícios

 

 

Redação

Nas redações, muitos são reprovados por erro no uso de palavras comuns, na concordância nominal e verbal e, pela falta de conhecimento sobre o assunto abordado, ocasionados pela pouca leitura e prática da escrita. É de suma importância o conhecimento das atualidades.

Preparamos um artigo onde te ensinamos a escrever um texto de excelência, com muitas dicas, exemplos e explicações essenciais para a produção de textos, acesse o link: Redação Discursiva: Como escrever bem.

 

Qual o conteúdo mais cobrado em Língua Portuguesa para concursos

 

Selecionamos alguns pontos da língua portuguesa que costumam ser pedidos nos editais dos principais concursos. Dessa maneira, fica bem mais fácil saber por onde começar e em que ponto é necessário se dedicar mais.

 

Concordância

Como de praxe, a concordância nominal e verbal está presente em praticamente todos os concursos públicos. É muito importante estudar os tipos de sujeito, pois grande parte dos exercícios exige esse conhecimento. Pode parecer simples, mas muitos se enganam no momento de fazer esse reconhecimento.

 

Crase

A tão famosa, mas ao mesmo tempo esquecida, crase. Claro que esquecida por parte dos candidatos, não pela banca. O uso correto dela quase sempre aparece nos processos seletivos e pega muita gente de surpresa. Procure entender o sentido da crase, ou seja, por que ela deve ou não ser empregada.

 

Morfologia

A morfologia nada mais é que o estudo da formação e da estrutura das palavras. Para ficar mais fácil de entender e estudar, a morfologia se agrupa em adjetivo, advérbio, preposição, pronome, artigo, substantivo, verbo, interjeição e conjunção. Essa área da língua portuguesa também merece muita atenção dos concurseiros.

 

Sintaxe

A sintaxe é extremamente importante nas questões discursivas. É ela que exerce grande função no manuseio das palavras e também no momento de combiná-las. Por isso, precisa de bastante cuidado.

 

Pontuação

Um tópico mais que importante: necessário. A pontuação é muito cobrada nos concursos de todas as maneiras possíveis. Portanto, dedique um bom tempo para estudá-la e chegue ainda mais seguro no momento da prova.

 

Interpretação de texto

Gramática e interpretação de textos para concursosPraticamente todas as bancas cobram interpretação de texto nos concursos. O que muda de um para o outro é a intensidade, ou seja, umas pedem mais, e outras menos. É comum encontrar pessoas que sentem dificuldade em interpretar textos, e isso é um problema quando se trata de concurso público. Portanto, releia o texto ou até mesmo as questões quantas vezes forem necessárias até que esteja bem confortável para responder ou desenvolver uma redação.

Na obra Gramática e Interpretação de Textos - Teoria e + de 300 questões atualizadas e gabaritadas, reunimos os principais pontos da gramática e interpretação de textos que são cobrados em concursos públicos.

Essa apostila se encontra na sessão "Avançar Por Matéria" do nosso site, para acessar basta clicar no link.

 

Conclusão

 

Estar bem preparado para a prova de Língua de Portuguesa é um grande diferencial, seus concorrentes provavelmente sabem disso e já estão se preparando, dando a devida importância para essa disciplina, então não perca mais tempo, comece já os seus estudos.

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram

Facebook

You Tube

 

Bons estudos

Professora Tatiani Carvalho

 

Comentários

TC
Tatiani Carvalho 17/07/2020
Gilson, valeu pelo comentário. Língua Portuguesa é sempre um desafio, quanto mais informação melhor. Bons estudos e até a posse.
GR
Gilson Feitosa Roddrigues 26/05/2020
Muito boa esta matéria.

Deixe um comentário