Como estudar para Concursos – Técnica Pomodoro

16 Dec / 2019 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 418 Comentários: 0

Como estudar? 

Um belo dia você resolveu começar a se preparar para provas de concursos públicos, mas se deparou com duas grandes dificuldades que é a falta de tempo, ou seja, como estudar com pouco tempo disponível, e como vencer a procrastinação, se tornou as famosas perguntas que não querem calar, martelando na sua cabeça.

A dúvida surgiu, em outras palavras, como adquirir conhecimento necessário para se tornar competitivo, além disso, os outros concorrentes estudam várias horas por dia e você tem pouco tempo disponível.

Para te ajudar a resolver essa questão, quero te apresentar uma técnica de estudos, muito popular e eficiente, que é a Técnica Pomodoro.

Aproveite a leitura!

CONCURSOS PÚBLICOS DEPOIS DOS 40 ANOS: VALE A PENA?

14 Sep / 2020 Escrito Por: Marcel Ferreira Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 6047 Comentários: 0

É possível que a dúvida com relação a idade adequada para fazer concurso público em algum momento tenha surgido, principalmente se você já passou dos 40 anos, pessoas mais experientes, tendem a achar que nesse período da vida, grandes mudanças devem ser pensadas, afinal, para grande parte das pessoas nessa faixa etária, a vida já possui uma carga que em muitos casos envolve família, carreira, responsabilidades que os mais jovem ainda não experimentaram, por isso surge a dúvida: Concurso público depois dos 40 anos, vale a pena tentar?

Acredito que existem diversos motivos que levaram você a tomar a decisão de prestar um concurso, você tem suas motivações, uma história, se conhece melhor, já sabe o que quer, não está mais disposto a aceitar situações que em muitos casos, não são do seu agrado, ou seja, procura uma melhoria de vida, realização profissional e principalmente a garantia de um futuro menos incerto.

Existem casos de pessoas que já são servidores públicos, em cargos de nível médio que desejam buscar uma vaga de nível superior, outros desejam trocar de órgão, atividade ou procuram um plano de carreira diferente daquele que já tem garantido.

Entrar para o universo dos concursos é uma garantia de segurança para o futuro de muitas famílias, mas quando essas famílias já estão formadas, o desafio pode ser ainda maior.

Com tantos jovens recém-formados investindo em concursos, aqueles que estão longe das salas de aulas há muito tempo acabam sem ânimo para tentar conquistar uma nova oportunidade.

Mas não deixe que essa situação defina a sua escolha de prestar ou não um concurso público, observe que o universo dos concursos é bem vasto e oferece opções, independente da usa idade, formação, condição financeira.

Mas independente da sua opção, saiba que é possível sim, tentar uma vaga em um cargo público depois dos 40, 50 anos e em muitos casos até acima disso.

Cronograma de Estudos - Como preparar o seu plano de estudos

03 Jan / 2020 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 15003 Comentários: 0

Você sabe o que é um cronograma de estudos e a importância de usar esse tipo de planejamento para a sua aprovação?

Você já sentiu que, por mais que estudasse bastante, não conseguia ter um bom aproveitamento do conteúdo revisado?

Isso ocorre porque passar horas debruçado sobre livros e resumos, assistir várias vídeo aulas ao mesmo tempo, pode não ser a melhor forma de aprender.

Ter dedicação integral aos estudos não quer dizer que você deve ver absolutamente todas as matérias todos os dias.

Para que as leituras e os exercícios resolvidos sejam eficazes, é importante ter organização. Com um cronograma de estudos bem definido, você poderá aprimorar o aprendizado.

“Ter um cronograma de estudos é o diferencial para fixar e acelerar o processo de aprendizagem, e na criação de bons hábitos de estudo, ajudando o candidato a chegar ainda mais perto do cargo público dos sonhos”.

Entender melhor o conteúdo nada tem a ver com passar 12 horas seguidas estudando.

Para ir bem nas provas de concursos públicos é preciso pensar em uma estratégia de estudos.

Observar sua rotina, seu tempo livre, respeitar os momentos de descanso e usar técnicas para aumentar a produtividade do tempo de revisão são algumas medidas importantes para mandar bem na preparação para os processos seletivos.

DICAS DE ESTUDOS PARA CONCURSEIROS

16 Dec / 2019 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 397 Comentários: 0

Se tornar servidor público é uma das decisões mais acertadas que você pode tomar, com as nossas “Dicas de Estudos para Concurseiros” você pode alcançar o seu objetivo, ou seja, nossas dicas podem te ajudar a chegar lá.

O serviço público não garante apenas a tão esperada e sonhada estabilidade financeira, mas é a oportunidade de contribuir para o bem-estar da sociedade, através da prestação de um serviço de qualidade, ou seja, além das grandes oportunidades que os funcionários públicos experimentam, que promovem crescimento pessoal e profissional.

Preparamos dicas valiosas para quem deseja ter sucesso ao estudar para concursos públicos

Boa leitura!

ESTUDAR À NOITE - VANTAGENS E DESVANTAGENS

04 Jun / 2020 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 931 Comentários: 0

Estudar à noite é um grande desafio para a maioria dos concurseiros.

A falta de tempo durante o dia, em função das atividades, por vezes permite que o concurseiro tenha apenas o período da noite para estudar.

Depois de um longo dia de trabalho, atividades domésticas, cuidados com família, o candidato enfrenta horas de estudos, com o objetivo de alcançar a tão sonhada aprovação no cargo público.

Para te ajudar a entender os benefícios de estudar à noite e como é possível ter um bom rendimento, escrevemos esse artigo, com dicas importantes para a sua preparação.

Aproveite a leitura!

 

Estudar para concursos públicos: as 5 áreas no serviço público

13 Apr / 2020 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 1321 Comentários: 0

A aprovação em provas e concursos tem mais a ver com a disciplina e a determinação em estudar para concursos públicos todos os dias, do que com a quantidade de horas estudas, pois constância é essencial.

Existem pessoas muito inteligentes que saem mal em provas porque não se atentam que, ao estudar para concursos públicos, devem primeiro pensar no foco.

“Se veja realizando aquele trabalho todos os dias da sua vida, convivendo com pessoas que provavelmente terão o perfil parecido com o seu e fazendo o seu trabalho com dedicação e esmero, se você consegue ter essas “sensações” na sua escolha de carreira para a vida pública, então, ouso dizer que se encontra no caminho certo”.

Portanto, como seguir sabendo como ou o que estudar para concursos públicos, se você ainda não definiu a sua área de atuação?

Em primeiro lugar, se você pensa que é incapaz ou que não tem inteligência, você está errado.

Todos temos capacidade e inteligência para passar em provas e concursos.

“Você tem a capacidade necessária para começar a estudar e aprender. O primeiro passo é conhecer a área que você pretende e que mais tem a ver com o seu perfil.”

Este arquivo vai te ajudar a entender como funciona o mundo dos concursos, com dicas de como escolher qual a carreira pública você irá se dedicar.

É importante saber em qual área do serviço público você tem "mais afinidade" e seguir um plano que seja adequado para a sua aprovação.

Informática para Concursos – Questões Comentadas

16 Dec / 2019 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 616 Comentários: 0

Informática para concursos no seu certame será cobrada como a disciplina de “Noções de Informática” e você com certeza deve se perguntar como a banca vai fazer perguntas sobre algo que é tão prático e no nosso dia a dia temos tantas formas de fazer a mesma coisa, ou seja, aplicar comandos diferentes e chegar no mesmo lugar.

Para te ajudar a entender, a portanto, te informar como as bancas cobram as questões de Informática nas provas, nosso professor de Informática para Concursos e autor dos nossos livros e apostilas da disciplina, professor Marcelo Andrade preparou alguns exemplos, com questões reais de certames anteriores, comentadas, para ajudar você a se preparar melhor para o seu concurso.

Para ter acesso a um livro com mais de 500 questões de informática de provas anteriores comentadas, acesse o link: Informática para Concursos

Aproveite!!!

LEI MARIA DA PENHA

27 Apr / 2020 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 1044 Comentários: 0

Assim como as demais Leis Penais, o estudo da Lei nº 11.340/2006 deverá ser realizado com a Legislação pertinente, Constituição Federal, Código Penal e Processual Penal, bem como informativos e súmulas tanto do STJ quanto do STF.

Lembrando que a Constituição Federal é a base de todo o ordenamento jurídico, pois todas as demais leis devem ter o seu fundamento de validade na Carta Magna, ou seja, é de estudo e acompanhamento obrigatório.

Superada as principais indicações legislativas necessárias ao estudo da matéria, passamos a analisar do estudo em epígrafe.

Com o elevado índice de infrações penais cometidas no Brasil, onde cada crime tratava‑se de uma categoria, idoso, adolescentes, meio ambiente, trânsito, crimes hediondos, consumidor, houve a necessidade da criação de uma legislação específica para cada tipo de categoria de crimes que cresciam ano após ano. Uma dessas leis foi a Lei nº 11.340/2006, Lei Maria da Penha que veio tratar da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Esta Lei foi criada com o intuito de coibir, proibir, evitar o cometimento da violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar. Como mencionado acima, toda lei deve possuir seu fundamento de validade na Constituição Federal, por isso, ao analisarmos a lei fundamental, encontramos a preocupação do constituinte em proteger a família, bem como coibir a violência no âmbito de suas relações. Porém, a responsabilidade do Estado em coibir esta violência, não se restringe apenas no âmbito do território nacional, pois, o Brasil é signatário de vários tratados, convenções internacionais, tornando‑se obrigado perante a comunidade internacional.

Para saber mais sobre a Lei Maria da Penha, preparamos esse artigo, espero que goste.

 

Boa leitura!

Língua Portuguesa Para Concursos Públicos

27 Dec / 2019 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 2498 Comentários: 2

A Língua Portuguesa para concursos públicos é a disciplina que mais exige atenção dos candidatos em provas de concursos públicos. Sim, estamos afirmando, não temos dúvidas que saber Gramática, Interpretação de Textos, Redação Oficial e Produção de Textos – Redação Discursiva – é uma necessidade, caso você tenha realmente o objetivo de se tornar Servidor Público.

Se você não souber Língua Portuguesa, dificilmente vai conseguir ser aprovado e classificado em certames públicos.

Nesse artigo, vamos te dar o “caminho das pedras”, ou seja, vamos te mostrar “como estudar” e o “que estudar” para se sair bem nas provas de Língua Portuguesa.

Daremos boas e importantes dicas de Língua Portuguesa para concurso.

Preparados?

MATERIAL DE ESTUDOS DIGITAL OU IMPRESSO: QUAL É O MELHOR?

30 Sep / 2020 Escrito Por: Marcel Ferreira Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 1728 Comentários: 0

A escolha do material de estudos é sem dúvida a etapa mais importante para quem vai se preparar para provas de concursos públicos, vestibulares, Enem, OAB e processos seletivos no geral.

O mercado de educação conta com uma infinidade de opções quando se trata de material de estudos. Existem diversos produtores de conteúdo, cursos, editoras, livrarias, autores independentes, entre vários outros, oferecendo material didático.

E você provavelmente já deve ter observado que as formas de adquirir material de estudos são as mais diversas, existem os materiais impressos, e-books, apostilas e livros digitais, PDF’s, os acessos podem ser feitos por plataformas especificas, tablets, e-mail, enviados pelos correios, adquiridos em livrarias, bancas, etc.

Entre tantas opções, temos que levar em consideração a questão dos valores, pois dependendo do tipo de material escolhido e a forma de adquirir, os preços podem variar bastante, alguns chegam a custar até 80% a mais ou a menos, dependendo do formato escolhido.

Meu objetivo nesse artigo é esclarecer qual a diferença entre todas as opções disponíveis, o que significa alguns nomes e as diferentes formas de adquirir o seu material.

Depois dessa leitura, tenho certeza que você vai conseguir fazer a escolha que melhor atenda às suas necessidades e seja acessível ao quanto você deseja investir no seu material.

Boa leitura!!!

Métodos de estudos – como estudar para concursos

16 Dec / 2019 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 3242 Comentários: 0

Garantir um cargo público, conseguir uma boa colocação nos certames é o objetivo de todo concurseiro. As oportunidades são inúmeras, portanto, escolher os métodos de estudos adequados, ou seja, saber como estudar para concursos públicos é fundamental para ter sucesso.

Não existe uma única maneira de se preparar, cada candidato tem uma rotina, características próprias e uma realidade única, por esses e vários outros motivos é de extrema importância a avaliação dos métodos de estudos para estudar para concursos públicos, ou seja, descubra em qual método você se encaixa melhor e aposte nele.

Preparamos uma lista com alguns métodos de estudos que se encaixam na realidade de quem se prepara para os concursos públicos.

MINHA FAMÍLIA NÃO ME APOIA - O QUE EU POSSO FAZER

15 Jul / 2020 Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Acessos: 3208 Comentários: 0

Se você sofre com a falta de apoio, pois até mesmo os pais são contrários ao seu projeto de estudar para concursos, a leitura desse artigo é de suma importante para você.

Não receber apoio, principalmente dos mais próximos, é uma situação que causa dor emocional e até negatividade em todo o empreendimento que vamos realizar, seja em estudos, um novo negócio e até relacionamentos.

Talvez você se sente injustiçado, pois o que você faz é buscar uma mudança de vida, para uma situação melhor.

Creio que são muitos os concurseiros nessa mesma situação, por isso vamos falar sobre o assunto.

Reconheço que é difícil escrever sobre esse assunto, pois eu mesma, sinto “na pele” diariamente a falta de apoio dos amigos e familiares.

A Editora Avançar é fruto de muito trabalho solitário e pouquíssimo apoio por parte da minha família. Porém eu me sinto grata por essa situação, pois isso me incentiva a fazer o meu trabalho mais e melhor todos os dias.

Parece fácil falar, mas na prática eu sei que é muito difícil. O nosso caminho é árduo, chega a assustar e muitas vezes pensamos em desistir.

Somo diariamente testados, colocados "contra a parede" e substimados, por aqueles que deveriam dar apoio.

Talvez você não consiga enxergar dessa forma, mas se existe um conselho valoroso que eu possa te dar é:

Use a falta de incentivo como força, para alcançar os seus sonhos.

Sabemos que as más companhias devem ser evitadas, mas como evitar quando essas pessoas são as que convivem diariamente com a gente e deveriam nos apoiar.

É sobre isso que vamos conversar nesse artigo.

Boa leitura!