Cronograma de Estudos - Como preparar o seu plano de estudos

Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Data de Criação: 03/01/2020 Acessos: 15288 Comentários: 0

Você sabe o que é um cronograma de estudos e a importância de usar esse tipo de planejamento para a sua aprovação?

Você já sentiu que, por mais que estudasse bastante, não conseguia ter um bom aproveitamento do conteúdo revisado?

Isso ocorre porque passar horas debruçado sobre livros e resumos, assistir várias vídeo aulas ao mesmo tempo, pode não ser a melhor forma de aprender.

Ter dedicação integral aos estudos não quer dizer que você deve ver absolutamente todas as matérias todos os dias.

Para que as leituras e os exercícios resolvidos sejam eficazes, é importante ter organização. Com um cronograma de estudos bem definido, você poderá aprimorar o aprendizado.

“Ter um cronograma de estudos é o diferencial para fixar e acelerar o processo de aprendizagem, e na criação de bons hábitos de estudo, ajudando o candidato a chegar ainda mais perto do cargo público dos sonhos”.

Entender melhor o conteúdo nada tem a ver com passar 12 horas seguidas estudando.

Para ir bem nas provas de concursos públicos é preciso pensar em uma estratégia de estudos.

Observar sua rotina, seu tempo livre, respeitar os momentos de descanso e usar técnicas para aumentar a produtividade do tempo de revisão são algumas medidas importantes para mandar bem na preparação para os processos seletivos.

O QUE É UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

 

Um cronograma de estudo é uma forma de organização na qual você define o tempo que será dedicado à aprendizagem de um conceito, tema ou assunto.

Você que está estudando para um concurso ou para outro tipo de prova, deve desenvolver um plano de estudo que contemple as disciplinas a serem acompanhadas e o tempo que precisa se dedicar a elas.

Considere a sua dificuldade em cada matéria e o grau de importância delas em suas notas finais.

Se você estuda sozinho ou acompanhando aulas virtuais, criar um cronograma de estudo é ainda mais importante para o seu sucesso. Nesses casos, você precisa ter autodisciplina e determinação para concluir seus estudos sem os constantes lembretes de um professor.

 
Observações

Algumas observações são importantes para a compreensão total sobre o que é um cronograma de estudo, e porque você deve criar um:

 

  • Um cronograma de estudo é uma maneira eficaz de ajudá-lo a cumprir suas obrigações com seu próprio aprendizado de maneira organizada;
  • Cada concurseiro irá desenvolver um cronograma de estudo diferente. Não há um modelo correto para todos;
  • Ao criar seu cronograma de estudo personalizado, você precisará fazer uma auto avaliação do seu cronograma e gerenciamento de tempo;
  • Lembre-se de que cada pessoa estuda de maneira diferente, portanto, a quantidade de tempo que você precisa estudar será diferente do período que seus colegas se dedicam ao mesmo estudo;
  • Você precisará identificar suas metas de aprendizado de modo a maximizar a produtividade de seu tempo;
  • Determine por que você está estudando e desenvolva um cronograma que possa ajudá-lo a atingir essas metas;
  • Crie um cronograma de estudo que seja razoável. Embora você deva reservar um tempo suficiente na sua agenda dedicada aos seus estudos, não é aconselhável bloquear cinco horas sem intervalo. Depois de muitas horas, você perde parte de sua concentração e diminui a capacidade de absorção de conteúdo.

O conceito em torno do que é um cronograma de estudo é muito mais amplo do que a construção de um simples planejamento semanal, que contém dia da semana, hora e matéria a ser estudada.

Um cronograma de estudo estrategicamente construído pode ajudar você a estudar mais em menos tempo. Ou seja, pode aumentar o rendimento das suas horas de estudo.

Veja abaixo as dicas que a professora Tatiani Carvalho, separou para te ajudar montar um cronograma infalível.

 

DICAS PARA CRIAR UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS INFALÍVEL


Conheça sua rotina 

O cronograma precisa ser adaptado ao seu dia a dia, portanto de nada adianta montar um planejamento com base em tempo que você não tem.

Por isso, analise sua rotina e pense em quais horários já estão preenchidos com atividades como aulas, cursos, refeições, lazer, e, a partir disso, calcule qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Inclua no cronograma as tarefas fixas do seu dia e em quais horários elas são desempenhadas.

Anote também os momentos exclusivos para estudar.

Não se esqueça de pensar nos imprevistos e no tempo de deslocamento, por exemplo, do cursinho para casa.

Reserve algum tempo livre na agenda para a margem de erro, caso o planejamento não saia exatamente como imaginado.

 

Defina horários para estudar

Depois de colocar as atividades diárias, preencha o cronograma com os horários das aulas que você vai assistir no presencial ou as aulas em vídeo.

Coloque as que você irá assistir no cursinho e também as aulas online, caso você estude sozinho em casa.

Reserve um tempo imediatamente após as aulas, de cerca de uma hora, para organizar as anotações sobre os temas vistos.

Aulas assistidas e anotações ordenadas. Agora é hora de aprofundar os estudos sobre os conteúdos.

Estabeleça um horário para pesquisar mais sobre o assunto, consultar outras fontes, ler o capítulo completo nos livros e apostilas especializadas.

Lembre-se de especificar horários para cada atividade: estudo, anotação, exercícios, aprofundamento, revisão.

Deixe tudo organizado.

Caso precise de ajuda para criar uma rotina, clique no link e tenha acesso a um artido da Época, super legal: Hábitos para uma boa rotina

 

Tenha um ambiente de estudos

Para ter boa produtividade é preciso organizar não só a rotina, mas também o ambiente em que você passará tempo se dedicando aos estudos.

Nada de ler e fazer resumos cada dia em um lugar.

Deixe o sofá e a cama de lado e defina um local fixo para estudar, onde estarão todos os materiais necessários: livros, apostilas, computador, bloquinhos de anotações, cadernos, resumos anteriores.

É essencial que o local de estudos seja ordenado e limpo.

Se possível, mantenha-o afastado de distrações.

Deixe o computador, a televisão e o celular para outra hora, a não ser que você vá usá-los para assistir aulas ou consultar material, nesse caso, coloque as redes sociais no silencioso e desabilite as notificações.

 

Escolha um método para estudar

Você já pesquisou sobre técnicas e métodos de estudo?

Eles te ajudam a ordenar a forma de estudar e potencializam sua capacidade de aprender.

No blog da Editora Avançar, você vai encontrar um artigo completo, te ensinando sobre as principais técnicas de estudos, como usá-las e vai poder avaliar a que melhor se adapta a sua personalidade, necessidade e rotina.

Basta clicar no link: https://www.editoraavancar.com.br/blog/metodos-de-estudos-como-estudar-para-concursos

 

Tenha um plano de contingencia

Por mais que você se organize, algumas situações podem sair do controle. Fique tranquilo!

Imprevistos acontecem e você precisa estar preparados para eles.

Para isso, reserve um tempo em cada dia para compensar qualquer fato inesperado.

Planeje sempre a próxima semana separando uma hora na sexta-feira anterior para atualizar o cronograma caso você queira fazer mudanças.

 

Reserve tempo para descanso e lazer

Por mais que você ache importante estudar, lembre-se que é preciso também respeitar seu corpo e seu organismo.

Dê um tempo para você e adicione ao cronograma horários reservados para descanso e também para lazer.

Inclua no planejamento atividades como academia, teatro, cinema, encontro com amigos, momentos para assistir séries etc.

Programe-se também para o final de semana. Se você irá passar um tempo estudando, separe um período maior para sair, ir ao cinema, conversar com os amigos, comer com a família.

É essencial que você consiga descansar e espairecer.

Afinal, cansaço é super prejudicial ao aprendizado.

 

MODELO DE CRONOGRAMA

 

Preparamos um modelo de cronograma para você ter uma base, ao montar o seu plano de estudos.

Lembramos que esse é apenas um modelo e você pode e deve fazer os ajustes que são necessários para que a sua realidade seja contemplada.

O importante é que o cronograma de estudos, seja realista, ou seja, de acordo com a sua rotina.

Preparamos duas planilhas, uma com o cronograma completo e outra com o cronograma de disciplinas, observe os modelos e aproveite.

 

Planilha de cronograma completo

 

cronograma de estudos planilha 1

Nessa planilha você vai fazer um programação completa, liste todas as atividades por dia e horário, considere todos os momentos do seu dia, desde o desjejum até o horário programado para ir dormir, não se esqueça de ser bem analítico, listar todos os horário e atividades do dia.

 

Planilha com cronograma das disciplinas

 

cronograma de estudos planilha

 

Essa segunda planilha, pode ser montada no Excel, pois consideramos ser um programa de fácil utilização e ideal para esse modelo de cronograma, sem contar que, ao montar a planilha por lá, você já aproveita e estuda informática, pois aprende na prática a usa o programa.

Nessa segunda planilha você vai colocar todas as disciplinas e assuntos, a quantidade de aulas para cada assunto, quantos acertos você teve ao responder os exercícios, anote se fez um resumo da disciplina (caderno) e quantas informações a mais forem importantes para ter controle do que você vem estudando.

Não se esqueça de anotar e montar o cronograma, com base em quanto tempo você tem para estudar, principalmente se o seu edital já foi publicado, você vai precisar contar com o tempo disponível até a data da prova.

Portanto, mesmo que ainda não tenha um edital publicado, não relaxe na hora de montar o cronograma e a tabela de disciplinas.

Lembre-se que o seu tempo de estudos vai determinar o tempo da sua aprovação, quanto mais tempo dedicado a estudar de forma correta, mais rápido a aprovação vai chegar.

 

CRONOGRAMA DE ESTUDOS X CICLO DE ESTUDOS

 

Muitos especialistas defendem a técnica do ciclo de estudos, como sendo mais eficaz que o cronograma de estudos.

As diferenças entre o Ciclo de Estudos e o Cronograma de Estudos, são poucas, porém, essenciais na hora da escolha de qual técnica usar para fazer o planejamento de estudos.

 

Como montar um ciclo de estudo: método tradicional x ciclo de estudo

 

Todo mundo, alguma vez na vida, já pegou uma folha de papel – ou abriu o Excel -, criou 5 ou 7 colunas, colocou os dias da semana, os horários, e distribuiu as matérias a serem estudadas.

cronograma de estudos planilha 3

 

Um hábito que grande parte das pessoas que estão estudando para concurso, ENEM, ou provas de classe, mantém é o método do cronograma de estudos, que também é conhecido como método tradicional.

O método tradicional, entretanto, pode ser atrapalhado por qualquer imprevisto em sua agenda.

Você pode acordar com febre no dia de estudar Direito Constitucional, por exemplo. Com uma semana sem horários livres, você pode deixar de estudar a matéria ou confundir toda sua agenda.

O que acontece muito no método tradicional é o aluno começar a ficar desmotivado porque não consegue manter a rotina. Se você deixa de estudar por um, dois, ou três dias, acaba deixando de lado e interrompendo de vez seus planos.

Entretanto, atualmente, existem outras técnicas de estudo que se mostram muito mais eficazes, potencializando os resultados das horas passadas em frente aos livros.

 

Aprendendo a montar um ciclo de estudo RÁPIDO em 7 passos

 

Com apenas 7 passos você consegue montar um plano de estudo dentro da metodologia em ciclo:

Defina o tamanho do ciclo: se quiser dividir seu ciclo em 24 horas você deve distribuir as matérias nesse tempo;

Analise cada disciplina: identifique seu nível de facilidade ou dificuldade em cada uma das matérias e considere o peso delas em seu concurso ou prova;

Defina a quantidade e o tempo de cada bloco de matéria: com o número de matérias e o número de horas do ciclo em mãos, bem como o resultado da análise de sua dificuldade em cada uma, você deve distribuí-las em blocos com tempo geralmente entre 1 hora até 2h30.

Distribua os blocos de matéria no ciclo: não existem dias definidos para cada disciplina, apenas o número de horas que você deve dedicar a cada uma e a ordem em que as matérias devem ser estudadas.

Intercale os blocos de diferentes disciplinas: Você pode ter mais de um bloco para uma mesma disciplina, mas nunca os coloque em seguida um do outro;

Evite emendar dois blocos de matérias que usem o mesmo lado do seu cérebro: Ou Seja, tente intercalar uma matéria de cálculo/raciocínio com uma de memorização (teórica), assim você treina um lado do seu cérebro enquanto o outro lado descansa e absorve o conhecimento.

Revise: o ciclo e comece.

 

A imagem a seguir mostra a aparência de um ciclo de estudos completo:

 

ciclo de estudos para cronograma de estudos

Para tornar mais simples a construção do seu ciclo, você pode usar aplicativos que fazem um plano de estudos especial, ou construir uma tabela para organizar seus blocos de estudo. Todo o conceito se mantém, o importante é que você fuja do plano tradicional de estudo e utilize um plano ciclo, mesmo que no formato de tabela:

como fazer um cronograma de estudos

Com um plano de estudo dentro da metodologia de ciclo, você consegue otimizar seu tempo, pois, qualquer brecha que encontre no seu dia, você pode aproveitar para encaixar um bloco e avançar no estudo.

Além disso, usando ciclos a sua motivação é muito maior. Ao terminar cada um dos blocos, você tem uma sensação de prazer e evolução. Uma competição com você mesmo.

A desmotivação gerada por problemas de não cumprimento de dia e hora do estudo, que acontece no método tradicional, também é eliminada.

Observação: é interessante que você coloque um deadline para acabar o ciclo e poder reinicia-lo. O desafio fica ainda mais empolgante!

 

Você não pode esquecer, ao montar seu ciclo de estudo:

 

  • O método divide as disciplinas a serem estudadas em blocos;
  • Esses blocos devem ter geralmente entre 1h e 2h30 cada;
  • Você deve definir o número de horas total que o ciclo terá, por exemplo, 24 horas;
  • Um ciclo é composto por vários blocos de disciplinas;
  • Ao terminar o ciclo você deve reiniciá-lo;
  • Não existe definição de dia e hora para a conclusão do bloco.

Se você quiser conhecer outras técnicas/métodos de estudos, para escolher uma que mais se adapte a sua rotina, basta clicar no link: Métodos de Estudos

 

CONCLUSÃO

 

Montar o seu cronograma de estudos é uma atividade prazerosa, pense no tempo destinado para essa parte da sua preparação, como um investimento.

Fazer o cronograma vai te ajudar a se organizar e a curto prazo, você terá uma maior noção das disciplinas com as quais tem mais dificuldade, quanto tempo é o ideal para se dedicar a cada fase dos estudos, a importância de reservar tempo para as demais atividades e outros grandes benefícios.

Para baixar gratuitamente o seu Guia com mais dicas e modelos de cronogramaS CLIQUE AQUI

 

Acesse o nosso canal no You Tube e tenha acesso a vários vídeos falando sobre técnicas de estudos, clique no link: Canal da Editora Avançar

 

Portanto, aproveite.

Bons estudos.

 

Deixe um comentário