VALE A PENA FAZER CONCURSO PÚBLICO EM OUTRO ESTADO

Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Data de Criação: 14/07/2020 Acessos: 2039 Comentários: 2

Se você chegou até aqui é porque estuda para concursos públicos e deseja ocupar uma vaga em um cargo na administração pública.

Bem, eu sei que estudar para concursos públicos, já é um grande desafio.

Porém, estudar para ocupar um cargo/vaga em outra cidade, município ou estado, é uma situação que exige do candidato algumas considerações a serem feitas com antecedência.

Nem sempre a oportunidade que você deseja, acontece onde você mora. Pode ser que você precise viajar e caso seja aprovado, se mudar para outra região.

Portanto, essa é uma decisão desafiadora e estar preparado é indispensável para conseguir fazer uma boa prova.

Por isso, aconselhamos que você pondere sobre as seguintes questões:

  • Qual a área que eu desejo atuar no serviço público?
  • Quanto de dinheiro consigo viabilizar para viagens?
  • Quais as oportunidades de certames em outras cidades, municípios e estados?
  • Eu gostaria de morar em uma dessas regiões que escolhi para realizar o meu concurso público?

Caso as respostas para as perguntas acima já tenham sido respondidas, chegou a hora de começar o seu planejamento para essa possível mudança.

Para te ajudar nessa decisão e planejamento, escrevemos um artigo especial, com todas as informações que você precisa para fazer provas em outros estados, sem passar nenhum “perregue”, sou seja, vamos transformar essa experiência em algo proveitoso.

Da preparação para a prova até a volta da viagem, vamos te orientar sobre o que e como fazer.

Boa leitura!

VALE A PENA FAZER CONCURSO PÚBLICO EM OUTRO ESTADO?

 

Se você deseja ser servidor público, aproveitar as oportunidades em outras regiões, pode acelerar o seu processo de aprovação.

Dependendo do estado, o plano de carreira para o cargo escolhido, pode ser mais atraente do que em outros locais.

Além disso, se você já decidiu a sua carreira na atividade pública, vai ter o benefício de aproveitamento das disciplinas estudadas, pois geralmente o conteúdo base e a legislação são as mesmas.

Por exemplo, se você estuda para a SEFAZ do CE, vai usar as matérias base para a SEFAZ de SP e vários outros certames da carreira fiscal, independente do município ou estado.

 

E a mudança, vale a pena?

 

Vamos lá, essa é uma pergunta que você deve levar em consideração e ser muito honesto com a resposta, pois ao fazer as provas em outra região, a possibilidade de ser aprovado existe.

Por isso, converse com a sua família, peça ajuda, e analise se tem a necessidade de se mudarem junto com você. Essa situação é mais complexa de ser analisada se você já tem um núcleo familiar próprio formado, como esposa (o), filhos, se os seus pais dependem dos seus cuidados, etc.

Além disso, pense na possibilidade de adaptação dessas pessoas em outra região e como será feita a transição. Você deve considerar que essa mudança vai te exigir recursos financeiros, que provavelmente só estarão disponíveis após a posse, dessa forma, a sua família provavelmente vai precisar ficar longe de você por alguns meses, até os vencimentos começarem a ser pagos, para você custear a mudança.

Quando eu posso começar a pensar em fazer provas em outras regiões?

 

A primeira coisa a considerar é que viajar exige recursos financeiros e tempo, mas irei falar melhor sobre isso adiante.

Porém, eu acho importante, antes de comprar a passagem e fazer as malas, verificar as seguintes situações:

Qual a área/cargo

Escolher a área/cargo é essencial para quem deseja ter sucesso na aprovação para concursos, e isso se torna mais importante ainda, se você vai mudar de estado.

Lembre-se que essa mudança, vai alterar todo o seu “ritmo” de vida, então deve valer a pena. Portanto, leve em consideração os seguintes pontos:

  • Estude as funções que são executadas pelos ocupantes do cargo.
  • Identifique se você possui habilidades para executar essas atividades.
  • Leve em consideração se você deseja fazer essas atividades diariamente por vários anos.
  • Entenda que qualquer área de atuação exige dos seus profissionais aperfeiçoamento constante, inclusive na atividade pública.
  • Tente se imaginar feliz e realizado a longo prazo no exercício das suas funções.

Construção de base

Não é viável você viajar para fazer provas em outras regiões se não estiver realmente preparado.

Se a intenção é apenas “testar” os seus conhecimentos, o ideal é fazer provas na sua cidade.

Quando falamos em “construção de base” o que queremos dizer é: tenha certeza que você domina no mínimo 70% das disciplinas do edital.

As notas de corte das provas, geralmente ficam acima de 70% de acertos, por esse motivo é arriscado, ter os custos de uma viagem, sem o mínimo de chances de aprovação.

Testar estratégias de prova

Outra questão que você deve levar em consideração são as estratégias de prova.

Para isso, você vai precisar investir tempo nas seguintes atividades:

Conhecimento do edital: leia “todo” o edital e saiba como o certame será realizado.

Conhecimento da banca: Estude a banca, saiba como as questões são aplicadas, quais doutrinadores e bibliografias são utilizadas, a incidência de itens de determinados conteúdos, o nível de dificuldade das questões, ou seja, tente responder o máximo possível de questões da banca e faça relatórios dos assuntos, erros e acertos.

Simule situação de prova: Monte simulados e tente responder dentro do tempo estipulado para a sua prova, de preferência, faça isso no mesmo horário e dia em que a prova será aplicada. Por exemplo, se a sua prova vai acontecer em um domingo, no período da manhã e com duração de quatro horas, faça o simulado em um domingo, no mesmo horário em que a prova vai acontecer. Lembre-se de incluir a redação, caso ela seja uma das etapas do seu concurso.

Analise as etapas do concurso:  verifique se o seu concurso vai ter outras etapas como: TAF, exame médico, psicotécnico, prova discursiva ou oral em datas diferentes da prova objetiva, entrevistas presenciais, etc. Tudo isso vai exigir tempo e dinheiro.

Após montar a sua estratégia de prova, verificando se existe possibilidade real de aprovação, e só então comece a pensar na possibilidade de viajar para outras regiões.

Mudança

Pense que se você for aprovado vai ter que se mudar para a região, afinal é lá onde as suas atividades como servidor público serão exercidas.

Procure identificar o clima, hábitos, alimentação, crenças, e todas as vertentes da cultura da região onde você vai morar.

Além disso, escolha o seu bairro de moradia, veja valores, distâncias, disponibilidade escola, cursos, lazer, etc.

 

Concurso público em outro estado: planejamento da viagem

 

Passagem

Saiu o edital e você decidiu fazer a prova em outra região, nesse caso, não deixe para providenciar a sua passagem em cima da hora.

Verifique os valores e veja as alterações de preços com possibilidade de ir até dois dias antes e voltar dois dias depois, dependendo do dia da semana e o destino, as tarifas podem ficar mais baratas ou mais caras.

Por exemplo, passagens para destinos como Brasília e São Paulo aos finais de semana costumam ter tarifas mais baixas que no inicio da semana, já para cidades do nordeste e capitais como Rio de Janeiro, as tarifas tendem a ser mais caras no final de semana e em feriados.

Lembre-se que quanto mais próximo do dia da viagem, mais caras as tarifas aéreas ficam, além disso, tem a possibilidade de disponibilidade de voo, pode ser que para a data que você deseja, todos os assentos já estejam vendidos.

Se você for fazer a viagem de ônibus, as regras são praticamente as mesmas. Porém, dependendo da distância do trajeto, conte com período de descanso que você vai precisar desfrutar ao chegar no destino, viagens de ônibus de várias horas ou até dias, costumam ser desagradáveis e cansativas.

E nunca, nunca mesmo, marque a sua viagem para horários próximos da prova, isso vale para a chegada e retorno.

Pense que o voo pode atrasar, o ônibus pode quebrar, engarrafamentos podem te deixar preso no trânsito, ou seja, uma serie de imprevistos podem ocorrer, não conte com a sorte.

E quanto ao retorno, deixe marcado para algumas horas após o final da prova, pois você pode ter problemas com o translado entre o local da prova, hotel para pegar as suas coisas, aeroporto/rodoviária.

Os locais de prova tendem a ficar cheios e a disponibilidade de transporte público, UBER e táxi, tendem a diminuir nos finais de semana.

Hospedagem

Saiba escolher bem onde vai ficar, a hospedagem vai fazer muita diferença, pois além do seu descanso tem a questão do deslocamento até o local da prova.

Não deixe para fazer a reserva da hospedagem, depois que sair o local da prova. Faça uma reserva, dessas que não precisam de pagamento antecipado em um ponto central. Procure descobrir onde geralmente as provas são aplicadas.

Caso, após a divulgação do local da prova, a sua hospedagem fique em um local longe de onde você vai realizar a prova, tente uma mudança.

Então, nesse caso o ideal seria reservar depois da divulgação do local, certo? Não, errado, pois dependendo do concurso a rede de hospedagem da cidade pode ficar lotada e aí você não vai conseguir um local para ficar nem perto e nem longe.

Nessas situações, os concurseiros experientes fazem a reserva antes e depois, se necessário trocam de lugar, sempre é possível achar um quarto vago, proveniente desse tipo de atitude dos hospedes.

O viável é chegar na sexta-feira, pois a maioria das provas é realizada no domingo, assim você se adapta ao local, clima, faz um reconhecimento do local da prova e retornar na segunda-feira.

Qual a melhor hospedagem?

Depende do tipo de conforto de que você deseja ter e pode pagar por ele.

Hoje, existem diversas possibilidades de hospedagem, como os hotéis, pousadas, pensões, hostel, AIRBNB, casa de amigos, parentes, quartos, etc.

Como já falei antes, tudo depende da sua disponibilidade financeira.

Mas um conselho valoroso é: procure por um local calmo, onde você possa descansar, ter uma boa noite de sono e que seja confiável para deixar os seus pertences.

Outra questão é o café da manhã, principalmente se a sua prova for no período matutino, não se aventure a sair procurando por café da manhã antes da prova, então priorize hospedagem que ofereça o café.

Transporte no local

Pense nas despesas com deslocamento como: terminal/hotel – hotel/local da prova – local da prova/hotel e hotel/terminal.

Utilize recursos como google maps e UBER para simular distâncias que vai precisar percorrer e valores. Considere que pode ter trânsito e a disponibilidade dos meios de transporte na região em que você vai se hospedar e realizar a prova.

 

Fique atento a possibilidade de imprevistos

 

Preparamos algumas dicas para te ajudar no planejamento e realização da sua viagem para prestar provas de concursos públicos em outros estados.

  • Vá antes ao local da prova: Um dia antes, faça o trajeto da sua hospedagem até o local da prova.
  • Alimentação: procure não fazer degustação da culinária local, se você não estiver acostumado, antes da prova. Deixe para provar os sabores locais depois.
  • Dia da prova: tente chegar pelo menos uma hora ou mais antes do início da prova. Se você estiver por engano no local errado, vai ter tempo de se locomover.
  • Transporte: Guarde sempre mais recursos para o transporte, pode ser que precise utilizar outro meio e fique mais cara a locomoção.
  • Documentos: Identifique onde fica a delegacia mais próxima, leve cópias autenticadas dos documentos junto com você e tente guardar os originais, deixando para levar apenas no dia da prova. Esses documentos serão importantes para a sua identificação e embarque de volta para casa.
  • Faça um checklist dos itens que não pode esquecer: Caneta (sempre mais de uma), documentos, celular carregado.
  • Vestuário: Procure ficar confortável, você vai fazer uma prova, não vai para uma festa.
  • Bebidas Alcoólicas:  Essa dica seria dispensável, mas não custa lembrar, cuidado com o consumo de álcool, evite beber antes da prova.

 

Se esquecemos de alguma dica, ou você já viveu essa experiência e deseja compartilhar com a gente e ajudar outros concurseiros, basta deixar o seu comentário.

Se quiser saber mais sobre concursos públicos, provas, editais, entre outros assuntos, basta acessar o nosso blog: Clique aqui.

Desejamos uma ótima preparação e muito sucesso.

Até a posse!!!

Comentários

TC
Tatiani Carvalho 17/07/2020
Ficou animado Antônio? As vezes a mudança é tudo o que a gente precisa para conseguir alcançar os nossos objetivos. Bons estudos e até a posse
AJ
ANTÔNIO MÁRCIO VILELA JAJAH 14/07/2020
eXCelente artigo ... muigrato!!!!

Deixe um comentário