ESTUDAR À NOITE - VANTAGENS E DESVANTAGENS

Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Data de Criação: 04/06/2020 Acessos: 2220 Comentários: 0

Estudar à noite é um grande desafio para a maioria dos concurseiros.

A falta de tempo durante o dia, em função das atividades, por vezes permite que o concurseiro tenha apenas o período da noite para estudar.

Depois de um longo dia de trabalho, atividades domésticas, cuidados com família, o candidato enfrenta horas de estudos, com o objetivo de alcançar a tão sonhada aprovação no cargo público.

Para te ajudar a entender os benefícios de estudar à noite e como é possível ter um bom rendimento, escrevemos esse artigo, com dicas importantes para a sua preparação.

Aproveite a leitura!

 

ESTUDAR À NOITE - VANTAGENS E DESVANTAGENS

 

Estudar antes de dormir ajuda o cérebro a fixar as informações, porém, é importante não confundir isso com estudar com sono.

Existem diversas vantagens e desvantagens de se fazer determinadas atividades em cada parte do dia. Estudar à noite não é diferente.

Segundo matéria publicada no site do EDUCA MAIS BRASIL estudar à noite ajuda o cerébro a fixar melhor as informações.

Vantagens de estudar durante a noite:

 

Silêncio

Nada de poluição sonora do dia a dia. O silêncio é um ótimo aliado no momento de fazer uma atividade que exige concentração e foco. Ao contrário da manhã, que é quente e energética, a noite é calma e silenciosa, o que, para alguns, a transforma em um ambiente propício para o aprendizado.

 

Preguiça

Uma das desvantagens de estudar durante a manhã é a preguiça matinal. Apesar do cansaço físico e mental, durante a noite a mente está mais alerta, o que contribui para a absorção de novos conhecimentos.

Realizar exercícios físicos é uma das melhores maneiras para vencer a preguiça, procure fazer atividades sempre no período da manhã. 

Para saber mais sobre como espantar a preguiça, acesse: 5 formas de vencer a preguiça de estudar.

 

Funcionamento do cérebro

Além do merecido descanso, o sono é o momento em que o corpo acha propício fazer determinadas atividades que não seriam tão bem aproveitadas, enquanto acordado.

É durante o sono que o cérebro realiza remodelações nas conexões entre os neurônios e consolida as informações absorvidas. Estudos mostram que dormir após treinar qualquer atividade cognitiva, aumenta consideravelmente o rendimento, mas é importante não confundir estudar antes de dormir com estudar com sono.

 

Desafios

Apesar de parecer bem vantajoso estudar durante à noite, o período noturno também tem os seus desafios, sendo os principais deles a luta contra o cansaço físico e mental.

Felizmente, isso não precisa ser um obstáculo para impedir quem queira optar ou já seja adepto de continuar estudando durante o período noturno. Há várias dicas e pequenas mudanças na rotina que podem fazer a diferença e transformar a noite em um ótimo momento de aprendizado.

 

Dicas para estudo à noite

Se acostumar a estudar durante a noite pode não ser uma tarefa tão fácil à princípio. Uma ação que pode facilitar a atividade, é construindo uma rotina de estudos. Ao seguir uma rotina de estudos, o corpo acaba se acostumando a fazer esse tipo de atividade durante a noite, o que vai melhorar o seu desempenho e o rendimento.

 

Durma bem

Estudar durante o período da noite não significa menos horas de sono. Dormir bem é algo vital para a saúde do nosso corpo e pode ajudar a tornar as horas de estudo mais proveitosas. Além disso, é importante planejar e dividir o tempo para estudo e para descanso. É muito fácil perder a noção do tempo no período noturno e isso pode acabar prejudicando a rotina de atividades.

 

Cuide do seu local de estudos

Não tente estudar deitado ou de modo que possa perder sua concentração dos estudos. Conforto é importante sim, mas é preciso manter o foco e ter cuidado para não acabar dormindo. Se tratando da parte do dia mais escura, é importante se atentar em escolher um local com uma boa iluminação para os estudos noturnos.

Mas todas essas dicas devem ser adaptadas a sua necessidade.

O uso de boas técnicas de estudos é essencial para o seu aprendizado, se você deseja saber mais sobre técnicas de estudos CLIQUE AQUI.

Para ter acessar seu material completo e atualizado da Editora Avançar, basta acessar o nosso site.

Bons estudos.

EDITORA AVNCAR

 

Deixe um comentário