Produtividade nos Estudos durante a pandemia - 10 segredos que você precisa conhecer

Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Data de Criação: 25/03/2020 Acessos: 1157 Comentários: 2

Produtividade nos estudos, os 10 segredos que você precisa conhecer.

Aprender a aumentar a produtividade nos estudos é o desafio de todos que estudam e precisam conciliar o tempo de estudos com as tarefas do dia a dia.

Existem alguns segredos que você precisa saber para ser mais produtivo.

Para conseguir ser mais produtivo ao estudar é preciso uma boa dose de disciplina para evitar as distrações e se manter focado ao estudar para concursos, Enem, Vestibular, ou qualquer outra atividade de estudo em que esteja envolvido.

Estudar é uma atividade, portanto é necessário que se desenvolva um processo para que as tarefas associadas a atividade sejam concluídas de forma adequada.

Por isso, criamos esse post, vamos te ajudar a construir esse processo e aumentar a sua “Produtividade nos Estudos”.

OS SEGREDOS DA PRODUTIVIDADE NO ESTUDOS

Para alcançar a sua aprovação você precisa se concentrar ao máximo para absorver a maior quantidade possível de conteúdo no tempo disponível. Para tanto algumas atitudes simples, podem gerar excelentes resultados.

Vamos te mostrar, como se manter produtivo, seguindo alguns passos fáceis e que podem ser perfeitamente adaptados a sua rotina.

 

1. ESCOLHA O MELHOR HORÁRIO PARA ESTUDAR

 

A produtividade nos estudos depende de você conhecer o seu organismo e entender qual o período do dia você tem mais facilidade para desenvolver o aprendizado.

Observe que, não existe uma regra, cada um tem o seu tempo, existem pessoas que são altamente produtivas pela manhã, acordam bem cedo e dispostas a “conquistar o mundo”, outras já se sentem assim no período da tarde e tem aqueles que gostam das atividades noturnas.

O importante é que você descubra qual o horário em que a sua produtividade se encontra em alta e aproveitar para estudar nesse período.

Assim você vai absorver mais conteúdo em menos tempo.

 

2. TENHA UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

 

Essa é uma das dicas mais importantes que podemos dar para você. Isso porque, ao montar um cronograma você se organiza, evita a procrastinação e consegue identificar os resultados, erros, acertos, além de manter o planejamento, de acordo com a sua rotina.

Fazer um cronograma de estudos é muito simples, basta ter papel e caneta, organizar a sua rotina e encaixar o que estudar e como estudar no seu tempo.

Caso tenha dificuldades em fazer um bom cronograma, indicamos que você acesse canal do Esquemaria, a Carol Alvarenga tem um ótimo cronograma de estudos e dicas importantes por lá.

 

3. ESCOLHA UM BOM LUGAR PARA ESTUDAR

 

Essa é uma dica de ouro, a gente sabe que para estudar e obter um bom rendimento é necessário ter “um cantinho” de estudos.

A escolha do local para estudar, está diretamente ligada a produtividade. Portanto, escolha um local que seja arejado, bem iluminado, de preferência livre de ruídos e distrações.

Não importa se vai ser em casa, uma biblioteca, em cafés, parques, ou qualquer outro espaço, o importante é que você possa se concentrar.

Ah, não se esqueça de manter o local limpo e organizado, isso vai ajudar a sua mente a entender que é hora de trabalhar para guardar informações.

 

4. CONHEÇA AS TÉCNICAS DE ESTUDOS

 

Conhecer métodos de estudos que sejam comprovadamente eficazes vai te ajudar a ser mais produtivo.

Porém, não se limite a apenas uma técnica de estudos. Sabemos que existe uma forma de estudar com a qual você se identifica melhor, portanto é importante alternar entre as técnicas de estudos.

Faça leituras, resumos, responda exercícios, desenvolva mapas mentais, procure grupos de estudos, caso se sinta sozinho, mas sempre alterne a forma de estudar.

Aqui no nosso blog, temos um post que ensina como desenvolver várias técnicas de estudos diferentes, clique no link: Métodos de Estudos – Como estudar para concursos públicos, confira as nossas dicas.

Uma dica legal também é assistir o vídeo do Fernando Mesquita sobre produtividade e técnicas de estudos: Ler não é estudar, técnicas de estudos para todos os níveis.

 

5. CONTROLE O TEMPO

 

Olha, uma coisa podemos te garantir: ser produtivo nos estudos não é sinônimo de passar várias horas do seu dia estudando.

O importante é usar bem o tempo disponível e fazer pausas regulares, para manter a mente arejada e pronta para uma “nova rodada de conhecimentos”.

Produtividade nos estudos depende da qualidade que você consegue obter com o tempo disponível para estudar.

O Método Pomodoro de estudos é excelente para quem tem dificuldades em organizar e manter o tempo de estudos constante. Gravamos um vídeo no You Tube explicando como o Método Pomodoro funciona, basta clicar no link para assistir: Técnicas de estudos - Método Pomodoro

Respeite o seu organismo, crie uma rotina, aceite as suas dificuldades e tente melhorar e acima de tudo valorize as suas qualidades, assim você vai conseguir melhor o tempo de estudos.

 

6. ESQUEÇA AS REDES SOCIAIS

 

A vida digital pode ser sua melhor aliada ao estudar, mas também pode ser a sua inimiga número 1.

A internet está cheia de oportunidades para quem estuda, são inúmeros posts de professores, cursos preparatórios, coachs, dicas, vídeo aula, PDF’s, uma infinidade de conteúdo que podemos consumir diariamente na internet.

Fique esperto, não “viaje” por caminhos que vão te fazer perder tempo nas redes sociais. Saiba o que acessar, fique sempre alerta para não divagar e começar a acessar conteúdos que não estão relacionados com os seus estudos.

 

7. ALIMENTE-SE BEM E FAÇA EXERCÍCIOS REGULARMENTE

 

O combo alimentação saudável e exercícios físicos regulares são os seus grandes aliados na preparação para concursos públicos.

Uma alimentação saudável associada a exercícios, vai te ajudar a ter mais concentração, dando um gás no seu cérebro, além de aumentar a disposição e qualidade de vida.

A auto estima melhora, evitamos a obesidade e várias doenças associadas a ansiedade que essa vida de concurseiro causa na gente.

Portanto, use mais as escadas e evite o elevador, faça caminhadas regulares, fuja dos alimentos industrializados, açúcar, gorduras, vá mais à feira do que a sessão de enlatados do supermercado.

 

8. TENHA UM GRUPO DE ESTUDOS

 

É comum ter dificuldades em algumas disciplinas e facilidades em outras. Uma forma produtividade de ajudar e ser ajudado é montando um grupo de estudos.

Dessa forma, você pode ensinar aquilo que você sabe para os colegas e aprender com aqueles que possuem um maior conhecimento das disciplinas que você não entende tão bem, ou seja, todos saem ganhando.

Portanto é necessário ter cuidado ao escolher as pessoas que vão fazer parte do seu grupo de estudos. Certifique-se que todos estejam compromissados com a produtividade do grupo e tenham objetivos em comum.

A quantidade de pessoas que fazem parte do grupo também é importante, quatro é um bom número de pessoas, mais que isso, fica complexo controlar e manter a organização.

 

9. A ESCOLHA DO MATERIAL

 

Ter o material de estudos atualizado e completo é uma prioridade. Entenda que, seguir as regras anteriores e não usar um material de estudos adequado, vai te prejudicar muito.

Observe se as leis estão atualizadas, os exercícios correspondem ao conteúdo do edital, as matérias e vídeo aulas devem ser sempre voltadas para o conteúdo, não adote material desatualizado e aulas de professores que “enrolam”, na hora de explicar a matéria.

Seu tempo é seu maior ativo, não o desperdice com quem não o respeita, cuidado com as suas escolhas.

 

10. AVALIE O PROGRESSO DOS SEUS ESTUDOS

 

Por fim, avalie os seus resultados. Certifique-se que os métodos usados estão gerando bons resultados.

Descobri a melhor maneira de estudar é algo progressivo, em breve você verá que valeu muito a pena.

Portando, não fique desanimado se uma determinada técnica não teve o resultado esperado, mas esteja disposto a aceitar, aprender e continuar.

Mantenha o foco, seja exigente, porém generoso e consciente das suas limitações. As palavras de ordem são: Foco e Respeito.

Seguindo as nossas dicas, fica mais fácil construir o processo e alcançar a sua aprovação.

 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo.

Obrigada por ler o nosso artigo

obrigada por ler o artigo sobre produtividade nos estudos

 

Se precisar de material atualizado e completo para estudar, acesse o nosso site, clicando no link: Editora Avançar.

 

Faça o seu cadastro e receba regularmente dicas e materiais no seu e-mail.

 

Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se informado.

Instagram

Facebook

You Tube.

 

Bons estudos.

Até a posse - Avante

Profª Tatiani Carvalho 

Comentários

TC
Tatiani Carvalho 17/07/2020
Obrigada Adalberto, sabemos da importância dos estudos direcionados. Continue acompanhando o nosso blog, sempre temos novidades. Bons estudos e até a posse
AV
Adalberto Maia Vilar 13/06/2020
Excepcionais programas de estudos

Deixe um comentário