DICAS DE ESTUDOS PARA CONCURSEIROS

Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Data de Criação: 16/12/2019 Acessos: 851 Comentários: 0

Se tornar servidor público é uma das decisões mais acertadas que você pode tomar, com as nossas “Dicas de Estudos para Concurseiros” você pode alcançar o seu objetivo, ou seja, nossas dicas podem te ajudar a chegar lá.

O serviço público não garante apenas a tão esperada e sonhada estabilidade financeira, mas é a oportunidade de contribuir para o bem-estar da sociedade, através da prestação de um serviço de qualidade, ou seja, além das grandes oportunidades que os funcionários públicos experimentam, que promovem crescimento pessoal e profissional.

Preparamos dicas valiosas para quem deseja ter sucesso ao estudar para concursos públicos

Boa leitura!

DICAS DE ESTUDOS PARA CONCURSEIROS

 

Dicas de estudos para concurseiros é um tema comum e que gera interesse aos estudantes, principalmente aqueles que se preocupa com rendimento e deseja obter a aprovação em menos tempo.

 

APROVEITE AS OPORTUNIDADES

 

Uma das dicas de estudos mais importantes para os concurseiros é que aproveitem todas as oportunidades possíveis.

Por exemplo, não espere o edital dos sonhos ser publicado para começar a estudar ou para fazer as provas do certame.

Entenda, que enquanto o tão sonhado edital não é publicado, outras boas oportunidades podem ser aproveitas.

Se quiser ficar por dentro de todas as novidades de editais, dicas e muito mais acompanhe o nosso Blog

 

CRIE O HABITO DA REVISÃO

 

Todo concurseiro experiente já sabe da importância de revisar sempre, nunca deixe de estudar as disciplinas que você conseguiu “fechar” no cronograma, ou seja, prepare-se para ter tempo de fazer revisões, pelo menos uma vez por semana, dos assuntos já finalizados.

 

TENHA UMA REDE DE APOIO

 

Estudar para concursos públicos é uma atividade quase sempre solitária, mas construir relacionamento com pessoas que estão enfrentando o mesmo momento que você vai te ajudar.

Por exemplo, faça parte de grupos de estudos, frequente bibliotecas e salas de estudos onde você poderá conhecer e conviver com outros concurseiros.

Esses novos amigos vão te ajudar a passar por esse momento. Acima de tudo. Aproveite para trocar materiais, experiências, cronogramas e serão o seu ponto de apoio quando pensar em desistir.

 

NÃO DÊ OUVIDO AOS BOATOS NEGATIVOS

 

Já percebeu que quando você fala que está se preparando para concursos públicos, sempre aparece alguém com uma notícia negativa? Geralmente é uma entrevista do governo dizendo que não vai ter mais concursos públicos, ou uma prova que vazou, ou um colega que classificou e não foi chamado, etc. Fuja dessas pessoas, não dê ouvidos a essas notícias.

Sempre busque informações de fontes oficiais, que tenham credibilidade e não desanime, um bom exemplo é o Diário Oficial da União.

Faz parte do processo conviver com essas situações.

 

PRIORIZE O SEU TEMPO

 

Você tem uma rotina, já tem atividades inseridas na sua vida, mas será que todas essas atividades são essenciais? Será que é possível abrir mão de algumas coisas por um tempo? Se você trabalha, faz atividade física, possui alguma obrigação na sua comunidade religiosa, faz trabalho voluntario, dá assistência para a sua família, sai com os amigos, passa horas nas redes sociais, etc… qual o horário você vai estudar? Priorizar as atividades e organizar o seu tempo para estudar é necessário, não tem como ser aprovado em concurso público sem estudar.

 

ESTEJA BEM INFORMADO

 

Procure saber tudo sobre o seu concurso, conheça o órgão e a atividade que vai ser realizada, assista jornais, leia revistas, estude “atualidades gerais” mesmo que no seu edital não seja cobrada essa disciplina. Saber o que acontece no Brasil e no mundo, a origem dos problemas e soluções, entender sobre política, economia, cultura, sociedade, saúde e educação, vai te ajudar a analisar melhor a sua prova e se o seu certame tiver a prova de redação discursiva, esses conhecimentos vão te auxiliar na produção do seu texto. Uma dica importante para os concurseiros é sempre procurar assistir e ler jornais diversos.

 

SAIBA INVESTIR, UMA PRECIOSA DICA DE ESTUDOS PARA CONCURSEIROS

 

Escolha muito bem o tipo de material que você vai usar, prefira os cursos online e as apostilas completas ao invés de PDF’s, faça os seus próprios resumos, leia muito, fuja dos cursos presenciais e de longa duração, por exemplo, muito cuidado com as assinaturas de cursos vitalícios e sempre assista as aulas gratuitas no youtube para conhecer os professores das disciplinas antes de se comprometer com pagamentos, cada professor e cada disciplina tem a sua metodologia e dinâmica, escolha aquelas com as quais você mais se identifica e não tenha pressa em comprar cursos e fazer assinaturas, analise com cuidado as propostas.

Material e aulas não é custo, mas sim um investimento e deve ser bem feito.

Clique aqui para ter acesso a um acervo completo de material de estudos atualizado

 

ESTUDAR É UMA ATIVIDADE PRAZEROSA

 

Existe coisa mais legal do que adquirir conhecimento? Saber sobre diversos assuntos, trocar conhecimento e ainda ser aprovado para exercer um cargo público são apenas alguns dos vários benefícios que estudar vai te proporcionar.

Pessoas inteligentes e com domínio de vários temas são ótimas para conversar, além disso, você vai se tornar mais interessante, legal e vai “tirar onda” ajudando os amigos, familiares e colegas de trabalho em assuntos diversos.

Estudar é o maior investimento que você pode fazer para o seu futuro.

 

TENHA MOMENTOS DE LAZER

 

Essa talvez seja a dica para a qual você vai torcer o nariz, mas deixa eu te falar uma coisa, descansar e relaxar é importantíssimo para que tenhamos energia e vitalidade na hora de encarar as atividades do dia a dia e conciliar com as horas de estudos.

Pelo menos uma vez a cada 15 dias, tire um momento para você, saia com amigos, visite a família, vá ao cinema, saia para fazer um lanche, caminhar no parque, ir ao shopping, fazer as unhas, arrumar os cabelos, barba… sei lá, faça qualquer coisa por você, que te dê prazer, isso vai melhorar muito o seu rendimento.

Desenvolva a resiliência, uma das dicas de estudos mais importantes para concurseiros

Aprenda a lidar com as decepções, uma dica importante para os concurseiros é não sofrer mais tempo que o necessário, sabe aquela prova para a qual você se preparou tanto e a nota não foi a esperada?

Então, estude mais um pouco, da próxima vez você vai ter uma experiência diferente, marcou a questão errada no gabarito? Preste mais atenção da próxima vez. Outro exemplo, se edital veio com uma disciplina que você não esperava? Aproveite para aprender algo novo.

 

ALIMENTE-SE BEM E EVITE O ALCOOL

 

A alimentação não alimenta só o corpo físico, mas faz bem para o nosso psicológico, quando estamos nutridos da maneira adequada ficamos com o peso em dia, cabeça boa e a alta estima lá nas nuvens.

Prefira alimentos in natura aos processados e fuja dos ultras processados. Tome muita água, evite os refrigerantes e prefira os sucos de frutas naturais.

 

FUJA DAS REDES SOCIAIS E DOS SERVIÇOS DE STREAMING

 

Acho que essa é a parte mais difícil da sua preparação, em tempos de redes sociais, passamos várias horas no Instagram, Facebook, WhatsApp, sem contar a nossa tão amada Netflix e vários outros serviços do gênero.

Uma dica importante para os concurseiros é: estabeleça um horário para utilizar as redes sociais e troque a Netflix pelas vídeos aulas. Simples assim.

Você consegue.

 

TENHA UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS DOS BONS

 

É importante ter rotina e organizar o que vai estudar e como vai estudar, uma dica importante para todos os concurseiros é: deixe tudo pronto, as listas de questões, os textos, as vídeo aulas, se organize e planeje o seu dia em função dos seus estudos, descubra a melhor hora do dia para você estudar, identifique os meios com os quais você mais se identifica e faça o seu cronograma de estudos.

Portanto, não despreze nenhuma disciplina, não se contente em ser mediano, estude até passar.

 

APROVEITE O SEU DIA E GANHE A SUA NOITE

 

Durma o suficiente, é uma das dicas de estudos para concurseiros que geralmente não fazem muito sentido, mas prefira dormir mais cedo e acorde mais cedo para estudar, aproveite o seu dia, utilize todo o tempo disponível para estudar, trabalhar etc, durma bem.

 

Nós da Editora Avançar estamos torcendo por você.

Siga a editora no instagram, acesse: @avancareditora

Sucesso.

Deixe um comentário