Como estudar para Concursos – Técnica Pomodoro

Escrito Por: Tatiani Carvalho Publicado em: Dicas de Concursos Data de Criação: 16/12/2019 Acessos: 890 Comentários: 0

Como estudar? 

Um belo dia você resolveu começar a se preparar para provas de concursos públicos, mas se deparou com duas grandes dificuldades que é a falta de tempo, ou seja, como estudar com pouco tempo disponível, e como vencer a procrastinação, se tornou as famosas perguntas que não querem calar, martelando na sua cabeça.

A dúvida surgiu, em outras palavras, como adquirir conhecimento necessário para se tornar competitivo, além disso, os outros concorrentes estudam várias horas por dia e você tem pouco tempo disponível.

Para te ajudar a resolver essa questão, quero te apresentar uma técnica de estudos, muito popular e eficiente, que é a Técnica Pomodoro.

Aproveite a leitura!

COMO ESTUDAR PARA CONCURSO - TÉCNICA POMODO

 

Como estudar para concursos e ter sucesso, utilizando técnicas de estudos, como a Técnica Pomodoro é o assunto desse artigo.

 

Eficiência, Eficácia e Efetividade

 

Você já ouviu falar do tripé dos 3 E’s? Senão, vem comigo que eu vou te mostrar como essas três palavrinhas podem te ajudar.

Organização é tudo na hora de se preparar para qualquer coisa, portanto, é importante que você tenha noção de tempo e resultados desejados.

 

Eficiência

Para isso seja eficiente, em outras palavras, utilize da melhor maneira possível o seu tempo disponível, quando for começar a estudar, já tenha tudo pronto, mesa organizada, material de uso selecionado, vídeo aulas, caderno, livros, apostilas, deixe tudo pronto antes de iniciar os estudos.

 

Eficácia

A eficácia é o alcance de resultados, se o que você busca é resultados rápidos, aprenda a ser dinâmico e preciso nessa busca, no entanto, entenda que existe um processo para que cada disciplina seja trabalhada, identifique esse processo. Apenas com essa identificação será possível alcançar resultados.

 

Efetividade

Acima de tudo, seja efetivo, entenda que nem todo resultado alcançado é o resultado esperado, portanto, utilize recursos que vão te ajudar a medir esses resultados, um exemplo, responda questões de provas anteriores, para medir a efetividade do processo.

Como estudar para concursos, usando a técnica pomodoro, com pouco tempo e cansado

Se você tem pouco tempo para estudar, ouso dizer que executar várias atividades, ou seja, tem muitas responsabilidades, o que limita o seu tempo para os estudos.

Uma dica de como estudar com pouco tempo é usar métodos que sejam comprovadamente eficientes, ou seja, apresentam resultados.

 

Método Pomodoro como técnica de estudos para concursos

 

Esse método foi criado pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 80 e recebeu esse nome depois que Francesco usou o cronômetro de cozinho, no formato de um tomate, para gerenciar o seu tempo.

Essa técnica usa como base a ideia de que atividades divididas em blocos fazem o cérebro ser mais produtivo e focado, em outras palavras, você determina como o seu cérebro vai funcionar.

O método é simples.

Se baseia em realizar as tarefas por um período de tempo, descansar um intervalo pequeno e retornar ao trabalho, assim os estudos serão mais eficientes, eficazes, efetivos e organizados.

 

A ORGANIZAÇÃO DO MÉTODO POMODORO COMO TÉCNICA DE ESTUDOS PARA CONCURSOS

 

Vamos te mostrar aqui um exemplo de como usar esse método, que você deverá adaptar ao seu tempo, conforme a sua disponibilidade.

 

  • Organize as suas atividades, faça uma lista das coisas que precisa fazer e separe em blocos. Cada bloco deve ter 25 minutos, ou seja, organize o material para esse tempo;
  • Programe o cronometro do seu relógio, celular ou qualquer equipamento com essa função, para 25 minutos;
  • Comece o bloco de estudos e foque nele, sem pausas, esqueça que tem celular, TV, rádio, ou qualquer outra distração;
  • Ao final de cada bloco, faça uma pausa de 5 minutos, faça nessa pausa, coisas que não tenham ligação com os estudos, por exemplo, olhe o celular, faça uma pequena caminhada, alimente-se;
  • Depois de quatro blocos de 25 minutos, faça uma pausa de 25 a 30 minutos;
  • Por fim, repita o processo.

 

Vale lembrar que essa é a base do método, portanto, essa base pode ser modificada para se adequar aos seus horários e tempo de estudo disponível.

Se você gosta de vídeos e aprende melhor usando imagens, quero te indicar um vídeo super legal do pessoal do Ilustradamente.

 

Siga-nos no Instagram CLIQUE AQUI

Visite o nosso site: Editora Avançar

Bons estudos

Profª Tati Carvalho

Deixe um comentário